Em 31 de outubro de 1968, através da Lei Municipal nº 194, foi criado pelo então Prefeito Municipal Sr. Vagemiro Jablonski, o SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, que veio a ser inaugurado em 08 de novembro de 1970.
A implantação do sistema de abastecimento de água do município de Rio Negrinho, como em várias cidades do estado, teve como base fundamental a liberação de empréstimos junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, via Banco do Brasil, com o aval do município e como responsável pela execução das obras a Fundação de Serviços de Saúde Pública -FSESP, que gerenciava os recursos.
Rio Negrinho efetuou empréstimos na ordem de U$$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil dólares), em 32 parcelas semestrais, com 16 anos para a liquidação, o que ocorreu em julho de 1986, cujas prestações eram quitadas pelo valor do dólar no dia do vencimento.
Com estes recursos foram implantados cerca de 40% do sistema de água. Após o término das obras e a inauguração do sistema, foi efetuado convênio pleno de Administração com a Fundação de Serviços de Saúde Pública-FSESP. Vários recursos a fundo perdido foram aplicados através deste convênio na implantação do sistema, contando também com recursos oriundos do município e do SAMAE.
Com a extinção dos convênios plenos de administração com a FSESP, hoje FUNASA, o município resolveu assumir em 1997 a administração do SAMAE.
Por conta de Lei Federal nº 11.445/2007, que estabeleceu as diretrizes nacionais para saneamento básico, e Lei Municipal nº 2613, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto foi reestruturado sob a designação SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO mantendo-se a sigla SAMAE.
GLEDSON GUTIERREZ GOMES
SIDNEY KORMANN
ADRIANA SCHROEDER
HUGO RODOLFO BINDER
NILCEU NUNES DE LIMA