Tarifa Social com mais desconto e margem maior de consumo!

undefined

Famílias em situação de vulnerabilidade terão desconto de 60% na fatura de água.

Mais uma conquista para o povo rio-negrinhense: a pedido do prefeito Dr Caio Treml, buscando a redução no valor da tarifa de água, o Samae de Rio Negrinho encontrou uma forma legal de auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiando estes moradores com uma tarifa reduzida. Esse benefício era previsto em lei desde 2015.

O prefeito falou sobre essa alteração, elogiando a equipe do Samae pelo estudo aprofundado da lei. “Serão quase mil famílias que poderão se beneficiar dessa alteração. Com certeza vai auxiliar e muito essas famílias do nosso município. Parabenizo a equipe do Samae por ter encontrado essa previsão na lei”, disse.

Valdir Caetano Junior, diretor geral do Samae, explica que, pela regra antiga, os critérios eram muito restritos. “Antes essa tarifa abrangia somente quem consumia até 10 mil litros de água por mês e correspondia a 50% da tarifa residencial básica (R$ 16,87). Hoje, com as alterações na lei, o valor corresponde a 40% (R$ 13,50) e o consumo permitido dobrou para 20 mil litros. As famílias que se enquadrarem nos critérios estabelecidos em lei, terão um desconto de 60% na fatura e uma margem maior de consumo”, citou.

A redução na tarifa e ampliação do consumo é uma conquista da atual administração, aumentando assim o número de famílias beneficiadas. “Como geralmente recebemos famílias numerosas, as pessoas consomem mais de 10 mil litros de água por mês. Isso vai ser muito bom para o município, cada conquista para as famílias é importante”, frisou Marceli Kruger, secretária de Assistência Social.

Atualmente a tarifa social, com o teto dos 10 mil litros, contempla somente 54 famílias. Com essa alteração, o número de famílias que se enquadram aumentará significativamente. “É importante citar que as pessoas que já tem o benefício não precisam procurar o Samae. Vamos conceder esse desconto automaticamente. Vai diminuir o valor da tarifa e aumentar a margem de consumo”, ressaltou Valdir.

Como funciona?

Magda Linzmeyer, servidora responsável pelo Cadastro Único na Assistência Social, explica que mais de 900 famílias se enquadram nos requisitos da nova tarifa social. “Para estar no CadÚnico é preciso receber até meio salário mínimo por pessoa, de renda bruta. Também precisa ter atualizado o cadastro há menos de dois anos. Quem não está inserido no CadÚnico pode procurar a secretaria para fazer seu cadastro”, comentou.